domingo, 1 de setembro de 2013

CurAção

CurAção é o meu projeto de desenvolvimento pessoal tornado transmissível, com o objetivo primeiro de cumprir a minha missão de ser feliz e o objetivo último de inspirar para a felicidade quem se expire diariamente em medos e armadilhas que pertencem naturalmente a quem cá anda.  

Posso partilhar os ingredientes da minha felicidade: energia diária de amor e cura, ação no sentido de honrar a vida que escolhi e escolho todos os dias, conduzida pelo lugar mais honesto que há em mim, o coração.

Dizem que os mestres aparecem quando os alunos estão preparados. Tive uma boa preparação durante 32 anos, um teste à altura nos últimos meses e, como escolhi sempre ser boa aluna, propus-me passa-lo com distinção. Em última análise, quando não sei a resposta a muitas das perguntas da vida, a resposta Amor está sempre certa e o puzzle acaba por se compor. Tenho medo de morrer e agora? Amor. Estou sem trabalho, sem dinheiro, sem saúde, sem amor, sem cabelo, sem tudo o que me definia… E agora? Amor. Ah, estou sozinha e agora? Amor (chamam-lhe “próprio” – uma redundância). Cada pessoa tem as suas respostas, a sua caminhada, a sua definição, mas esta é a resposta universal que está sempre certa, a par de todas as que possam fazer parte de cada processo. Sabia na teoria, respondi assim no teste prático e aqui estou.

Depois de um diagnóstico de linfoma não-hodgkin, estadio IV, com comprometimento de órgãos, medula e sistema nervoso central – prevista na literatura uma sobrevida de 9 meses – agarrei-me ao que já sabia. Eu sou responsável pela minha vida, eu sou criadora e criativa, eu conduzi-me até à doença, eu posso conduzir-me até à cura! Eu escolho o meu caminho, que não é igual ao das pessoas que constam dos processos clínicos da equipa médica que me segue e que ficaram pelo caminho (delas). No meu caminho, o medo entra, conversa comigo e é convidado a sair. Nunca se senta porque tem muita gente para visitar também. Esta foi a minha escolha. Não tenho nada contra o Sr. Medo, mas é que, se o deixo instalar-se, não consigo ouvir aquela voz que vem daquele sítio honesto e me conduz, porque ele faz muito barulho. Essa foi a escolha que fiz e é essa que me faz feliz. Todas as decisões que tomo e as ações que realizo vêm quando o Sr. Medo anda por outras paragens. Esse foi um compromisso que assumi. Se ele teima em sentar-se na minha sala? Amor. Lembram-se? A resposta universal! Sempre certa.


CurAção pretende ser um espaço de partilha de ações, de valorização do tempo que temos enquanto escolhemos viver, de responsabilidade, sobretudo nos tempos que chamamos de mortos, porque escolhemos matar. Doença, desemprego, crise… Tempos fantásticos de transformAção. Na minha Ação, a criatividade e a arte estão de camarote, mas na Ação cabe um mundo de possibilidades, de acordo com o potencial de cada um. CurAção é um projecto de ações que despertem o potencial criativo de cada um, porque acredito que a nossa última e primeiríssima missão é ser feliz e que a profissão, o corpo, os relacionamentos, o dinheiro, a família, os filhos, os amigos, os hobbies, a idade, o nome – tudo o que costuma vir depois das palavrinhas “Eu sou…” são apenas mediadores fantásticos que nos permitem manifestar e multiplicar o nosso potencial, mas não nos definem. Fiquei sem tudo o que “era”. Quem sou agora? Quem me acompanhou sabe que fiz esta pergunta. Depois disto tudo, já sabem com certeza qual foi a resposta perante tamanha incógnita. Até saber, mas já sabendo, Amor. Aqui não há vítimas, só criadores.

AÇÃO: Integração expressão plástica, make-up e fotografia
Maquilhagem: Make Up By Me (direção Marta Moura)
Pintura, Figurino e Fotografia: Maçaroca Educação & Design (direção Cindy Baptista)

5 comentários:

  1. Simplesmente fantástico e vindo cá de dentro do CurAção! Obrigada e um beijo enorme!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rita!Messangeira!!!Esperoute em Cv!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, que grandeza que a Rita tem; conheço esse Linfoma, a minha avó também o "conheceu" e também eu tenho agruras na vida, noutras vertentes, daquelas que pode ser muito mais fácil de contrariar, mas que, quando a nossa cabeça não permite, se tornam mais difíceis. As suas palavras são inspiradoras.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,

    Acredito tb que o mestre se apresenta qdo o discípulo está pronto.
    Tb diagnosticada com cancer de mama em a bril e já estou na penúltima quimio irei operar em outubro.
    Apesar de contar com a medicina alopática, acredito que podemos usar a nossa capacidade mental para a nossa cura.
    Tenho recorrido a acunpuntura com qi mental e elevado muito os meus níveis sanguíneos com isso.
    Estou também buscando tecnicas de reprogramação, porque o cancer de mama refere-se a mágoas não trabalhadas ou digeridas.
    Enfim está eh uma oportunidade de nos livramos de um mala que não nos pertence e realmente renascer para as maravilhas que eh VIVER!
    Se vc quiser posso descobrir com os profissionais no Brasil se eles tem alguma indicação para vc ai em Portugal.
    A minha fanpage no face eh Mama Mia.
    Desejo-lhe o melhor e que Deus possa iluminar sua força e determinação!

    grande beijo

    Sueli

    ResponderEliminar

INSTAGRAM