Rita Nobre Luz




Psicóloga clínica* (FP-UL, 2004), com interesse particular na área da Psicossomática, pós-graduada em Técnicas e Metodologias Expressivas (U. Europeia, 2011), frequência do curso de Massagem Biodinâmica (psicoterapias corporais/energéticas), formadora, instrutora de Hip Hop e de Pilates (Stott Pilates), praticante e amante de dança e de qualquer movimento expressivo.

Em Dezembro de 2012, estava em Cabo Verde a trabalhar no centro comunitário Espaço Aberto como psicóloga e integrada noutros projetos como formadora, quando adoeci. Do dia para a noite, Lisboa, Cascais, IPO. Cancro. Linfoma não-hodgkin. Estadio IVB. Quimioterapia. Muitas complicações. Decisões. Oportunidade. Hora de pôr em prática toda a escola académica na escola da vida.

Em Junho de 2013, em remissão, decidi interromper o protocolo quimioterápico e escolhi não fazer o transplante de medula. Como alternativa, propus reconstruir-me, fazendo 365 publicações no blog CurAção em Construção, uma por dia, com o primeiro objetivo de manter o foco na cura, em construção. Um dia de cada vez.

Senti, com os 6 meses de internamentos consecutivos, que eu não sou o meu corpo, a minha profissão, o género, as coisas de que gosto de fazer, os papéis que desempenho na vida, as minhas relações, os projetos que abraço, tudo o que, na altura. tinha deixado para trás. O que TEMOS constitui um veículo fantástico para manifestarmos o que SOMOS. E hoje acredito que é importante Ter na medida em que nos permitir Ser. O Ter ao serviço do Ser e não ao contrário. Ter para ser o que os outros aparentam ser ou querem que sejamos é batota. Para que precisaria o mundo de cromos repetidos? Também não posso desvalorizar o Ter porque fiz uma escolha precisamente pela vida que queria Ter, uma vida que não contemplava mais camas de hospital, onde, apesar de tudo, nunca deixei de Ser.

Hoje valorizo mais o que tenho e quem sou, uma mulher pouco convencional mas com convicção. E em construção.

Hoje sinto que a identidade mora no espírito e que o espírito é infinito na sua capacidade de se reinventar.

Rita Nobre Luz
(escrito em 2015)

Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Fernando Pessoa


*não membro efectivo da OPP


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM