quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O início do meu caminho na Aromaterapia



Este ano entrei num mundo novo, o da aromaterapia, mais exatamente, o da doTerra. Várias razões me conduziram até esta decisão de iniciar este caminho:

- soluções naturais e duradouras para a minha saúde

Desde o cancro e o final dos tratamentos que a minha vida mudou. Nos últimos 5 anos antes do cancro, não fui uma única vez ao médico de família nem conhecia o hospital de Cascais; passados 5 anos do diagnóstico, não há um único mês - às vezes semana - em que eu não ande ou no centro de saúde ou no Hospital de Cascais ou no IPO. Ou seja, mesmo sem cancro, as coisas mudaram efetivamente e, para mim, não é solução a longo-prazo andar sempre a caminho de 'pensos rápidos', embora por vezes sejam necessários; é preciso pensar na saúde e no corpo de forma sustentável e sustentada. Por que não pensar em integrar óleos essenciais, com certificado de grau terapêutico, na minha rotina, progressivamente e ir atendendo às necessidades que vou identificando, tanto físicas como emocionais, consoante os sintomas que vão aparecendo? 

- despertar dos sentidos

Desde o início do blog que eu ando a vender a ideia de que a felicidade mora nos sentidos, uma coisa bastante óbvia para mim, na fase-borboleta (o primeiro ano depois dos internamentos). À medida que me vou afastando dessa experiência e com o stress diário, vou-me esquecendo de me ligar mais a esse essencial que constitui a estrutura que o nosso corpo possui e nos permite comunicar com o exterior: a dos sentidos. Por outro lado, senti que o olfacto era um dos sentidos que devia trabalhar, pelo meu historial de sinusite e até pela sua ligação à memória, uma das funções que vi mais afetada depois da quimioterapia. Estou a pôr fé no meu córtex olfativo! 😃

- a natureza

Porque não só estamos integrados nela como somos também essa própria Natureza, faz-me sentido que o meu corpo possa estar conectado com os princípios mais essenciais que vêm de outros seres vivos, neste caso, as plantas. Porque sinto que, como civilização, estamos a pagar o preço de muitos anos de desconexão e desrespeito na nossa relação com o meio-ambiente. Para resgatar o que fomos negligenciando, devemos moderar a presunção humana de que controlamos o meio em que vivemos (incluindo o nosso corpo) com dinheiro, tecnologia e produtos manipulados, assumindo assim a sabedoria maior que reside na natureza. Com isto não quero desvalorizar a era em que vivemos: a mim agrada-me muito poder ter acesso a uma pílula que me resolve uma infeção ou uma dor na hora, só não quero que isso ultrapasse tudo o resto; é bom termos químicos para resolver muitas situações, da saúde à higiene ou à agricultura, só não quero que ultrapasse tudo o resto; é bom termos tecnologia para tudo, até para as relações humanas - só não quero que ultrapasse tudo o resto! Porque é no meio que está a virtude, mas há muito que ultrapassámos este meio. 

- o comércio justo

Também nas relações humanas e comerciais, há muito ultrapassámos o meio, num meio onde ganham os interesses financeiros em detrimento das pessoas. Para isto mudar, há que escolher melhor e menos, mais qualidade e menos quantidade. Se uma empresa respeita os habitats naturais, os produtores locais e o consumidor final, tem o meu voto de confiança. Uma das razões que me fez escolher a doTerra foi este site: Source To You.

- a doTerra e não outra qualquer marca à venda nas ervanárias

Porque os óleos são 100% puros e podem ser ingeridos, tomados como suplementos alimentares, para além da aplicação tópica e aromática. Também são seguros na sua utilização com crianças. Estes dois factores fizeram-me ter mais confiança no produto. 

Porque me sinto acompanhada, dentro de uma equipa que partilha conhecimento, apoio e serviços, dentro deste mundo da doTerra. Ao mesmo tempo, ao inscrever-me, sou representante da marca e posso empreender de forma a potenciar a minha própria utilização dos óleos e acesso aos produtos doTerra (dá vontade de encomendar logo tudo!). Mais uma vez, sustentabilidade. 

- Aromatouch

Uso o difusor eléctrico praticamente todos os dias mas, para além disso, através da doTerra, adquiri mais uma ferramenta para pôr ao serviço do curAção e do caminho de cura de quem assim o sentir (comecei pelos meus pais). O Aromatouch é uma técnica de aplicação dos óleos essenciais doTerra, nas costas, na cabeça e nos pés, co uma sequência específica que visa a homeostase do organismo de quem recebe. Em cada corpo vai agir de forma específica. O Aromatouch constitui uma ferramenta que permite proporcionar bem estar, para além de facilitar mecanismos de cura do próprio organismo. 


Agradecimentos: Natacha Moura, Encanto de Gaia e Espaço Xilua (que está de parabéns porque completa hoje 7 anos!!! 💗)





4 comentários:

  1. Parabens por rodo o teu trabalho e dedicação à vida <3 abraço apertado <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pela tua visita ao meu cantinho e pelo teu carinho! Gosto de ti, Tati linda! <3

      Eliminar
    2. Obrigada a ti que estás nas duas fotografias deste post! E obrigada a todas as pessoas que, como tu, cuidam tão bem de nós! (tinha de acrescentar isto!)

      Eliminar
  2. Es muito especial =) Agradeço de coração por te ter na nossa vida!

    Natacha
    Encantode Gaia.com

    ResponderEliminar

INSTAGRAM