quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A vida tem sentidos II



no caminho da descoberta dos meus... sentidos


No que diz respeito ao ser humano, se formos selecionar o seu movimento mais elementar, teremos de eleger a respiração. Mesmo quando estamos parados, o nosso corpo continua em movimento. Seja pela corrente sanguínea, pelo bombear do coração, passando pelos movimentos viscerais e o processo digestivo e terminando nos pensamentos, parar é efetivamente morrer. O problema começa quando não reconhecemos e validamos esse movimento que continuamos a fazer mesmo em descanso. Qual é o resultado disso? Viver na angústia permanente de uma sociedade que exige que sejamos ativos, produtivos, fazedores de tudo e de nada, sem direito a pausas. Parar de correr, de produzir, de trabalhar, de fazer coisas, não é morrer. A verdade é que o descanso continua a ser movimento, talvez o mais importante na reformulação do caminho. Porque as pausas continuam a gerar pensamentos, digestão, contração e expansão e... respirAção. 

Como professora do método Pilates, reparo que o maior problema da respiração reside na inspiração. Inspiramos muito mal e sopramos muito bem. Há pessoas cuja inspiração é quase inexistente. E como absorvemos coisas boas se não (nos) inspiramos? E se o segredo para muitos dos nossos males estiver na inspiração, física ou simbólica, mas muito física e real? Como aguentar expirando-nos constantemente?

Quando reflito na razão do nosso corpo para cortar a inspiração, penso em proteção. Há tantas coisas que "não nos cheiram", que é mais seguro bloquear a respiração e o olfacto, uma coisa, a outra ou as duas. É então preciso reaprender a respirar e a cheirar, num ambiente seguro, que dê lugar a coisas boas. Este é um assunto que invariavelmente me toca porque a sinusite e as alergias me acompanham desde que nasci, numas fases mais ativas do que noutras (Agosto e Setembro foram terríveis, Outubro foi calminho). O que será que às vezes "não me cheira"? Será que valido essa intuição? Será que bloqueio a porta de entrada do olfato? Do que será que a produção desenfreada de muco me procura proteger? Quais são os perigos? O que é demasiado e o que é insuficiente? Seja por insuficiência seja por hipersensibilidade, a respiração fica comprometida. E eu duvido que as outras funções vitais não fiquem também quando a respiração é deficiente. Um dia dedico-me a explorar os padrões respiratórios ligados a diversos tipos de pessoas, personalidades e patologias. Continuo a observar porque, apesar do astigmatismo, não me privo de ver - pelo menos, o que me interessa!😂😂


Sessão relaxamento nas Gaivotas da Torre, em Cascais, com a Arte Move e o projeto We Move


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM