terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Festa de Natal CRID

As fotos depois da atuação de ontem

Ontem foi o dia da festa do CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, instituição que acolhe adultos com multideficiência. Gosto muito desta casa, onde colaboro desde 2008, com um projeto de dança inclusiva, no qual integro os meus conhecimentos de movimento, psicologia e intervenção através das técnicas expressivas/criativas.

Nunca imaginei que eu própria iria passar por um processo de reabilitação física, mental e social e, aqui, o CRID contribuiu para a minha integração profissional depois do cancro, dando-me a possibilidade de voltar a desenvolver sessões de dança(terapia) no seu Centro de Atividades Ocupacionais.

Aqui está o registo do reinício deste projeto:

http://crid.pt/terapia-pela-danca/

Ontem a festa realizou-se no Teatro Mirita Casimiro no Estoril e houve teatro, dança e música a tarde toda. Agradeço à equipa/família técnica o apoio na produção da atuação de dança porque para 21 pessoas as minhas mãos não chegariam, em especial para a caracterização do "Thriller" (sim, o do Michael Jackson! e, sim, numa festa de Natal!).

Sob o tema "Não há longe nem distância", inspirado no livro com o mesmo nome, de Richard Bach, o grupo de dança do CRID convidou o público a atravessar "o dia e a noite dos tempos, tão próximos e tão distantes", construindo e desconstruindo a vida e a morte em movimento, com três momentos protagonizados pelos três grupos que oriento.

O tema surgiu de conteúdos e necessidades que foram aparecendo nas sessões semanais (a morte, a separação, a perda) e do cruzamento com a peça de teatro que parodia um funeral e todas as personagens que associamos a este ritual, de uma forma divertida e irresistível.

Ensaios e camarins (fotos CRID)
 
No palco (fotos CRID)


Nas fotos de baixo, ensaio e apresentação de um dos momentos da dança, em que todos voavam inspirados no livro "Não há longe nem distância". Na foto de cima, os agradecimentos do grupo de dança. (fotos CRID)
Uma parte da equipa "faz-e-desfaz-tudo", desde figurinos, cenários, caracterização, encenação, direção, vozes, vendas....
Os atores prestes a entrar em cena e em cena!


Mais fotos da festa no facebook do CRID.


A pequena Rae está a crescer, vou ao aniversário dela e levo-lhe um presente, disse eu ao Falcão. Lá em baixo o deserto deslizava distante; por fim ele disse: Sabes, não compreendo quase nada do que dizes, mas sobretudo não percebo o que queres dizer com crescer.

 

Crescer, claro, disse eu. Rae é quase adulta, afastou-se mais um ano da infância. Que dificuldade há em perceber isso? Finalmente o Falcão aterrou numa praia solitária. Afastou-se mais um ano da infância? Não me parece que isso seja crescer! Elevou-se no ar e partiu.

 


Pode a distância separar-te dos teus amigos? Se queres estar junto de alguém que amas, não te parece que já lá estarás?

 


Agora é altura de abrires o teu presente. Prendas de metal e de vidro gastam-se num dia e desaparecem. Tenho uma prenda melhor para ti.
 
(retirado do livro "Não há longe nem distância")


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM