quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Adeus 2014

 
Já na última hora do ano, chega o derradeiro post de 2014! O balanço, as projeções, as resoluções...
 
 
Estive para chamar a este post "Adeus 2014 (já vais tarde)!", mas depois achei que seria ingrato. Ou eu é que estaria a ser ingrata. Há duas verdades aqui: consegui muitas coisas em 2014; este ano já deu o que tinha a dar.
 
 
Em Setembro tinha uma lista de resoluções que não consegui cumprir até agora e, por conta disso, andava um bocadinho frustrada. Por que carga de água se começa um ano letivo e por vezes de trabalho e projetos em Setembro, quando as folhas começam a envelhecer, quando a natureza pede reflexão e, por fim, recolhimento?
 
 
De alguma forma, dei por mim muito entusiasmada com o 2015, como se tivesse levado uma injeção de energia, com um plafond de 12 meses, para ser tudo aquilo que eu quiser! É verdade que todos os dias temos esta oportunidade mas todo um novo ano é muito mais estimulante!!!
 
 
Dediquei-me na temporada das festas, entre celebrações e trabalho, a compor a minha casa, torna-la mais minha (é alugada, com móveis emprestados) e a pensar nas coisas que quero pôr em andamento já em Janeiro e que têm andado empatadas. Neste movimento de arrumação e composição do meu espaço atual, a minha "casa interior" também se foi arrumando e fui-me dando conta do caminho que já percorri e sobretudo de onde venho.
 
 
As fotografias que ilustram este texto remontam às "boas festas" de 2012, que passei no IPO. Não deixei de ter um Natal à seria com toda uma janela decorada pela equipa dos "amigos do melhor", com árvore de Natal, presépio, anjinhos, presentes e tudo o que tinha direito. E os meus pais até à meia-noite. Na noite de passagem de ano já estava a morfina.
 
 
2013 foi o ano de tratamentos e recuperação. 2014 foi o ano de recuperar a minha vida. Recuperar, reconstruir, reinventar, redescobrir, reMISSÃO.
 
Em 2014 voltei ao trabalho, a ter rendimentos e uma casa por minha conta. Fiz formação, frequentei congressos, tertúlias, workshops e eventos que me inspiraram para continuar a cumprir a minha "curação" e contribuir para a "curação" do mundo. Dar aulas de pilates, gerir o blog, grupos expressivos e terapêuticos, coordenar projetos de responsabilidade social, dançar, voltar a pisar o palco, assistir pessoas com cancro no processo de diagnóstico, tratamentos e recuperação... Conheci tantas pessoas fantásticas! Ao mesmo tempo, a lidar com todos os desafios que o corpo ainda impõe, com sintomas novos que me fazem questionar todos os dias, cheia de medos e dúvidas, a confrontar a rita com uma nova rita, física e cognitivamente mais lenta, desmemoriada, a fazer "asneiras" a torto e a direito, a fazer o luto da vida que um dia tive e que não voltarei a ter, a celebrar a nova vida que posso ter e nunca tive antes. Tanta coisa e tudo muito.
 
Por tudo isto, obrigada 2014 e, por tudo isto, adeus 2014! Chiça que a vida dá voltas e voltamos sempre ao início! Mais crescida, mais consciente, mais cabeluda. Grata a quem me acompanha, aqui na terra e lá em cima no céu! Continuo a precisar da vossa ajuda. Sempre.
  
 
Dezembro 2012 

1 comentário:

INSTAGRAM